Indústria e governo têm discutido a possibilidade de um novo programa de incentivos para que os carros fiquem mais baratos no Brasil. Hoje, o título de automóvel mais em conta é dividido entre Fiat Mobi e Renault Kwid, que partem de R$ 68.990.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o anúncio deve ser feito em 25 de maio pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (e vice-presidente) Geraldo Alckmin. A data foi escolhida a dedo por ser também o Dia da Indústria.

Procurado por Autoesporte, o ministério disse que “a proposta está em estudo pelo MDIC e envolve, ainda, outros entes governamentais”, mas não deu mais detalhes sobre o que pode ser anunciado.

Ainda de acordo com a Folha, a ideia é ter carros populares com preços na faixa de R$ 50 mil a R$ 60 milAutoesporte apurou que essa meta pode ser alcançada em um esforço coletivo: redução de impostos por parte do governo e simplificação dos modelos do lado das fabricantes.

Porém, essa simplificação pode ser bem diferente da vista no início dos anos 1990. Na época, as fabricantes tiraram quase tudo que não era obrigatório entre os equipamentos para baratear os carros. A lista é longa e inclui tornar a quinta marcha opcional, usar vidros mais finos e tirar vários itens: foram para o espaço retrovisor do lado direito, apoios de cabeça dos bancos e janela quebra-vento retrátil.

confira a materia na integra no link abaixo:

https://autoesporte.globo.com/seu-bolso/noticia/2023/05/carro-popular-deve-voltar-mas-bem-diferente-daquele-dos-anos-1990.ghtml